sexta-feira, 4 de maio de 2018

UMA MANIA PROFUNDAMENTE PESSOAL


E fui de tal modo atraído para os comboios que eles se tornaram no pano de fundo de quase todos os pontos de viragem da minha vida e me levaram algumas vezes à infelicidade e ao desespero, mas também, outras tantas, aos momentos mais felizes da minha vida.
Os comboios são uma mania profundamente pessoal, mas eu soube sempre que a minha não era propriamente uma paixão secreta. O estudo dos comboios era um dos passatempos mais populares na Grã-Bretanha. Havia sempre outros rapazes a observar comboios, a tomar notas e a tirar fotografias, nas plataformas, nos ramis, nas passagens de nível fora da cidade. Minuciosamente trocávamos informações. Ouvíamos falar de incidentes curiosíssimos, de locomotivas que saíam das suas áreas como grandes aves afastadas da rota por uma tempestade. A tempestade era uma tempestade económica, que visava a homogeneização dos sistemas ferroviários locais devido á crise mundial; naquela altura, a Grande Depressão e tudo o que ela acarretava era a nossa oportunidade. E não ouvimos a tempestade a aproximar-se.

Eric Lomax em Uma Longa Viagem

Legenda: imagem Shorpy

Sem comentários: