sexta-feira, 9 de março de 2018

OLHAR AS CAPAS



Os Passeios do Sonhador Solitário

Almeida Faria
Desenhos: Mário Botas
Colecção: Cábulas de Navegação
Contexto, Editora, Lisboa, Novembro de 1982

Durante as minhas solitárias viagens dei comigo uma noite no metropolitano de New York tranquilamente sentado no meio de um grupo punk de exóticos trajes, alfinetes espetados em vários lugares da cara, cabelos pintados de amarelo, roxo, rosa, verde ou alaranjado, todos com um ar triste, deprimidos, calados. Não me ligaram, nem me mostrei impressionado pelo seu silencioso espectáculo, mas quando saíram numa estação downtown notei que um ficou sozinho comigo no compartimento um tanto inquietante com as paredes completamente cobertas de graffiti mais ou menos obscenos, algumas frases divertidas, a maioria só selvagens. Àquela tardia hora raros se aventuram ao metro onde assaltos e estupros e sustos são moeda banal. Menor mal comparado com um ou outro assassínio à mistura, Por isso pode suceder passarmos a noite inteira circulando num desses comboios sem que ninguém nos incomode.

Sem comentários: