quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

UM SOLITÁRIO DOS CINCO CONTINENTES


Carta, «hoje não será uma carta romântica, desculpa», para a «caríssima Isabelinha», desde S. Paulo e datada de 8 de Janeiro de 1963:

Agradece ao teu John, por mim, a sugestão de me meter num cargueiro e ir por aí. Para mim não serve Isabelinha. Como sabes, já fui oficial da Marinha Mercante e sei que a solidão do mar e do céu, em vez de me dar paz, só me dá angústia. Sou um homem com os pés agarrados à terra, não sou um vagabundo dos sete mares, sou um solitário dos cinco continentes. No entanto, agradeço a boa vontade da sugestão, que é muito britânica. Aliás, como também sabes, nunca mais haverá paz para mim, até ao fim.
Peço-te que não peças mais que Deus me abençoe, como tens feito nas tuas últimas cartas. Bênçãos de deuses, Isabelinha, não são para mim, que não creio neles.. S, para ti, é um consolo falar com o Deus que para ti existe, então diz-lhe que não preciso dele para nada, e muito menos para me abençoar. Se ele pode fazer qualquer coisa, então que dê um jeito para que eu consiga a paz definitiva… já não é nada mau.

Mário-Henrique Leiria em Depoimentos Escritos

Sem comentários: