terça-feira, 5 de dezembro de 2017

DISSONÂNCIAS ROMÂNTICAS


2 de Outubro de 1936

Finalmente, algo de positivo. Este horror ao ruído público, este nojo pelos gestos mesquinhos dos outros, este remorso pelas minhas hesitações e indignidade formais, são a prova de uma suficiência, de um senso de compostura que têm uma certa dignidade. Mesmo a minha busca de poesia objectiva queria dizer isto.
Hoje, no entanto, estou desolado por haver sempre, até agora, descurado a forma, as maneiras; por não ter criado um estilo de comportamento, mas ter sempre agido ao acaso, fiando-me no meu gosto desdenhoso e cometendo, assim, infinitas dissonâncias românticas.
Porque é que as mulheres têm, em geral, melhores maneiras do que os homens? Porque se vêem obrigadas a esperar tudo apenas do efeito formal que exercem, ao passo que os homens agem ou pensam.
É preciso tornarmo-nos mais mulher.

Cesare Pavese em O Ofício de Viver

Sem comentários: