segunda-feira, 13 de novembro de 2017

E APRENDI A PILOTAR AVIÕES

As pessoas crescidas aconselharam-me a pôr de parte os desenhos de gibóias abertas ou fechadas. Que me interessasse antes pela Geografia, pela História, pela Aritmética e pela Gramática. Foi assim que abandonei, aos seis anos, uma magnífica carreira de pintor. O insucesso dos meus desenhos tinha-me desanimado. As pessoas crescidas nunca compreendem nada sózinhas e é fatigante, para as crianças, estar sempre  a dar explicações.
Foi por isso, obrigado a escolher outra profissão e aprendi a pilotar aviões. Voei um pouco por todo o mundo. E a Geografia, é certo, serviu-me de muito. Tornei-me capaz de distinguir, à primeira vista, a China do Arizona. É muito útil quando se anda perdido de noite.
Tive, assim, pela vida fora, imensos contactos com imensas pessoas importantes. Convivi com pessoas crescidas. Vi-as de muito perto. Nada disso modificou a minha opinião para melhor.
Quando encontrava uma que me parecia um tanto lúcida, fazia com ela a experiência do meu desenho número 1, que sempre conservei. Queria saber se era verdadeiramente compreensiva. Respondia-me invariàvelmente: «É um chapéu». Então não lhe falava mais, nem de jiboias, nem de florestas virgens, nem de estrelas. Punha-me à altura dela. Falava-lhes de brídege, de golfe, de política e de gravatas. E a pessoa crescida ficava toda contente por conhecer um homem tão sensato.

Antoine de Saint-Exupéry em O Principezinho

Legenda: pintura de Antoine Saint-Exupéry

1 comentário:

ana disse...

Era isto que eu precisava ler hoje :)