quinta-feira, 14 de setembro de 2017

DE ACORDO COM A MINHA FILOSOFIA PESSOAL


Além de professor metodólogo, como adiante vos direi, e de director da biblioteca do liceu, ainda podia ter exercido, no Pedro Nunes, um outro cargo, e mais elevado que era possível ocupar na escola: o de reitor. De facto, quando Dias Agudo se aposentou, de imediato o Ministério procurou quem o substituísse na reitoria. Eu fui contactado para o efeito mas recusei o convite, sem hesitação, de acordo com a minha filosofia pessoal de nunca aceitar cargos de cujos projectos não fosse eu próprio o executante. Poderia aceitar o convite para ser empregado da limpeza do liceu, mas para reitor, não. Limparia muito bem o que tinha a limpar porque isso só dependeria de mim.

Rómulo de Carvalho em Memórias

Legenda. Liceu Pedro Nunes, fotografia do arquivo da Câmara Municipal de Lisboa

Sem comentários: